Calendário Recomeço

Quatorze mulheres que trazem consigo histórias de luta e superação no tratamento contra o câncer foram fotografadas nos dias 8 e 9 de dezembro para o calendário do projeto “Recomeço”. Idealizado pela fotógrafa Rita Bonanata e produzido pelo site de moda Balaio de Estilo, o trabalho recebe o apoio de 12 empresas da região e vai ter a venda revertida em recursos para o Cecan (Centro de Convivência e Apoio aos Pacientes com Câncer).

A sessão de fotos foi em um condomínio em construção no bairro do Mogilar. “Procuramos um lugar que tivesse um cenário de abandono para contrastar com a beleza e a força destas mulheres que sabem o que significa ter que recomeçar depois de um diagnóstico de câncer”, diz Rita. Ela conta que a ideia do projeto surgiu enquanto trabalhava em uma ação da campanha “Outubro Rosa”, promovida para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Um voluntário do Cecan passou por mim e falou do desejo de produzir um calendário com pacientes atendidas pela instituição. A produtora de moda Dani Manna, do Balaio de Estilo, ouviu nossa conversa e se prontificou a produzir o trabalho”, revela.

Para concretizar o projeto, Dani buscou o apoio de empresas da região. “Vendemos 12 cotas de patrocínio para pagar apenas a impressão do calendário, que vai ser feito por preço de custo pela Gráfica Murc, já que todo o restante do trabalho é realizado voluntariamente pela Rita e pela equipe do Balaio”, destaca.

Um dos trabalhos foi o de maquiagem das pacientes, feito pela editora de Beleza do Balaio de EstiloLays Coelho. Os apoiadores do projeto são Be – Boutique de EventosBottega 3, Chef Francatto, Claudir Hair Studio, Espaço de Estética Fernanda Cota Pacheco, Farmácia Santa Terezinha, Me.ló Acessórios Finos, Menina de Laço, Nathália Reis Acessórios, Rede Tranzação, Stephanie Stein e Zap Idiomas.

No total, vão ser impressos 500 calendários que serão vendidos a R$ 20 (cada). “Toda a verba, um total de dez mil reais, vai ser revertida para o Cecan”, reforça Dani. A iniciativa foi recebida com alegria pela instituição, que atende 121 famílias de pacientes com câncer na região, num total de 418 pessoas. “Foi uma ideia sensacional não só por esta verba tão importante que vai nos ajudar a manter nossos projetos, mas também pela valorização das pacientes”, salienta o psicólogo do CecanRené Padovani Júnior. Ele conta que as 14 escolhidas para serem fotografadas vão representar muitas outras pessoas que vivem uma história parecida. “O diagnóstico de um tumor maligno é algo muito difícil, mas as fotos vão mostrar que por trás desta luta há belas mulheres que não se entregam facilmente”, frisa