Cecan abraça ação Pense Rosa

Com possibilidade de cura de até 95% se descoberto no início, o câncer de mama tem, neste mês de outubro, campanhas de prevenção que são abraçadas por diversas entidades. Em Mogi das Cruzes, o Outubro Rosa ganha a versão Pense Rosa, uma extensa campanha de ações de conscientização organizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Secretaria Municipal de Saúde.

É o caso do Cecan, que promove durante todo este mês diversas ações, como a distribuição de fitinhas cor de rosa para funcionários e empresas parceiras da entidade, que simbolizam a prevenção. Além disso, pacientes, familiares e voluntários estão sendo fotografados por José Carlos Cipullo (voluntário) com a camiseta da campanha Estas imagens são diariamente postadas no Facebook.

“São duas formas que encontramos para colaborar com a campanha e fazer com que a mensagem da prevenção do câncer de mama chegue ao maior número de pessoas possível, porque as mulheres precisam se cuidar, fazer exames regularmente, pois quanto antes o câncer de mama for diagnosticado, as chances de cura são quase, que totais”, ressalta a médica Rachel Breviglieri, presidente do Cecan.

Segundo ela, é preciso mobilizar as pessoas sobre o tema. No dia a dia, o Cecan atua oferecendo suporte e apoio psicológico a pacientes vítimas de todo os tipos e câncer e seus familiares. “No caso do câncer de mama que atinge um grande número de mulheres, esta mobilização da informação é essencial para divulgar dados relevantes, desfazer mitos e disseminar a importância da detecção precoce”, ressalta Rachel.

“É preciso desmistificar a crença de que só mulheres com histórico familiar de câncer de mama são atingidas pela doença. Basta ser mulher para fazer parte do grupo de risco. A única estratégia comprovadamente eficaz para reduzir a mortalidade é fazer periodicamente a mamografia”, finaliza.

Fonte: Jornal Mogi News de 13 de outubro de 2013.