Cecan leva “flores” para a Prefeitura

Exposição reúne trabalhos das alunas de pintura da entidade e faz homenagem às mulheres. Pode ser conferida até sexta-feira, das 8h às 17h.

As telas de alunas da oficina de pintura, mantida pelo Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan) produzidas em comemoração à Primavera, agora, fazem homenagem às mulheres. A mostra intitulada “Flores” enfeita o hall de entrada do prédio da Prefeitura e foi aberta no Dia Internacional da Mulher, comemorado na última sexta-feira.

A exposição que conta com nove telas nas quais estão retratadas hortênsias, tulipas, copo de leite, gérbera, azaleia, amor perfeito, papoula entre outras flores, permanecerá em cartaz até sexta-feira. “Gostamos tanto dessas telas que resolvemos ficar com elas aqui no CECAN. Ai surgiu a oportunidade de levarmos a exposição para a Prefeitura”, conta Andréia Melo, coordenadora da instituição.

Ela avisa ainda que a ideia é fazer com que os quadros sejam levados para outros endereços da cidade. “A proposta é de uma exposição itinerante”, comenta Andréia, que já está em busca desses novos espaços para a mostra.
A oficina de pintura em tela é uma das mais antigas do Cecan que também oferece outras atividades artísticas como aulas de dança, ponto cruz, violão, entre outras. “Temos a pintura desde 2003. Muita gente acha que não consegue e com o tempo vai percebendo que é possível confeccionar o quadro!, comenta a coordenadora.

As aulas são direcionadas apenas a pessoas assistidas pela entidade. No total são três turmas. Cada uma possui de cinco a oito alunas – são somente mulheres. “Elas se encontram semanalmente, ai tem uma pausa para o café. Elas gostam bastante”, aponta Andréia. Os professores Kikko de Mello, Silvia Arouche de Toledo e Terezinha Rodrigues são os responsáveis pelos grupos.

Segundo a coordenadora, essas e outras atividades artísticas funcionam como forma de terapia. “Movimento e coragem interior são requisitos. Quando tudo isto se estende dos pincéis e papéis para o dia a dia um passo (ou vários) em direção à melhoria da saúde terá siso dado”, diz.

Fonte: Jornal o Diário de Mogi de 12 de março de 2013.