Cecan realiza workshop para cuidadores

O Workshop “Capacitação de Cuidadores”, realizado com êxito em 27 e 28 de maio, com a participação de 166 inscritos,  foi mais uma realização do CECAN – Centro de Convivência e Apoio aos Pacientes com Câncer que contou com o apoio de parceiros,  patrocinadores e a presença de experientes palestrantes de diversas áreas da saúde, integrantes de equipe multiprofissional do Instituto Paulista de Cancerologia.

O formato e a carga horária do workshop permitiram que cada representante das áreas de Psicologia, Medicina, Direitos do Idoso, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Fisioterapeuta, Enfermagem e Odontogeriatria, garantisse um amplo e fundamental conteúdo, para o papel do cuidador no tratamento e no suporte diário e contínuo de pacientes crônicos e idosos.

Participaram, entre outros, cuidadores formais e informais, médicos, estudantes da área de enfermagem, familiares de pacientes crônicos e pessoas com o desejo de ingressar em uma profissão promissora.

Segundo a Doutora Vera Anita Bifulco, Psicóloga do Instituto Paulista de Cancerologia e da Clínica Sainte-Marie Hospice e Cuidados Paliativos e palestrante do workshop, “foi uma experiência única, sentir que atingimos diretamente as necessidades de nosso público, isso significa que a população de modo geral quer, deseja e almeja um maior conhecimento para desenvolver esse tipo de ação (cuidar). Fomos de encontro a uma necessidade urgente e emergente de nossa sociedade atual”.

Este workshop se deu a partir da iniciativa do Cecan, baseado na experiência do Instituto Paulista de Cancerologia –IPC–  São Paulo e contou de imediato com o apoio do IPC Mogi das Cruzes e IPC São José dos Campos, da Universidade Braz Cubas e de empresas parceiras, como a ETM – Escola Técnica Mogiana, Clínica Cota Pacheco, AME – Assistência Médica Especializada e a Nestlé, que optaram por ligar sua marca a um programa social reconhecido publicamente.