Campanha de Prevenção do Câncer Infantojuvenil

Com o objetivo de alertar para a necessidade do conhecimento e investigação dos sinais e sintomas iniciais do câncer infantil, bem como para a responsabilidade dos envolvidos no processo do diagnóstico precoce, o CECAN lançará em 24 de abril de 2010 a “Campanha de Prevenção do Câncer Infantojuvenil”, que se estenderá até novembro de 2010.

O diagnóstico precoce é muito importante para a obtenção de resultados melhores, quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores as chances de cura e na fase inicial, garante a manutenção da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

É preciso cuidado especial ao lidar com a criança, que pouco entende sobre o que está acontecendo com seu organismo e passa a enfrentar diversas mudanças na rotina, levando, não raras vezes, os pais a agirem de forma diferente, sendo comum a superproteção que, na verdade, não ajuda. O tratamento é uma trajetória que requer determinação, paciência, atendimento multidisciplinar, apoio emocional e solidariedade.

Cerca de 70% das crianças portadoras são curadas com tratamento e, para alguns tumores específicos, este índice passa para 90% e os resultados não são ainda melhores, devido ao diagnóstico tardio.

No lançamento da campanha, em 24 de abril de 2010, às 17h00, no Teatro SESI, contar-se-á com a apresentação do espetáculo dramático-musical “O macaco Simão” do apreciado grupo Furunfunfum, o lançamento do Concurso de Desenho Infantil e a participação especial de Maurício de Sousa.

O foco da campanha será a rede privada e pública de ensino por meio de distribuição de material informativo e palestras com o especialista Dr. Roberto Augusto Plaza Teixeira, Oncologista e Hematologista Pediátrico do Instituto Paulista de Cancerologia – IPC Mogi das Cruzes, com participação da equipe multiprofissional, formada por Psicólogos, Enfermeira, Assistentes Sociais e Voluntários.

Por meio da Secretaria da Educação e mediante estratégias predefinidas em reuniões com as Sras. Maria Geni Borges Ávila Hörle, Cláudia Helena Romanos Pereira e Maria Angela Fernandes de Miranda Andreucci, a rede municipal será beneficiada, em uma primeira etapa, pelo corpo diretivo, porta voz das informações e responsável pela distribuição de kits informativos, e na segunda etapa, os professores e escolas que aderirem a Campanha, que contará, entre outras ações, com um Concurso de Desenho com o tema “Cuide da sua Saúde”.

Deste concurso, poderão participar, alunos que estejam regularmente matriculados no Ensino Fundamental I na 3ª. e 4ª. séries (categoria A) e  no Fundamental II na 5ª. e 6ª. séries (categoria B), e os autores dos três trabalhos que obtiverem melhor classificação em cada categoria serão concedidos os prêmios:

  • 1o lugar: um notebook e visita ao Instituto Maurício de Sousa;
  • 2o lugar: uma câmera fotográfica digital e visita ao Instituto Maurício de Sousa;
  • 3o lugar: um aparelho de MP4 e visita ao Instituto Maurício de Sousa.

MISSÃO

A missão CECAN, nesta campanha, é conscientizar e sensibilizar pais e alunos, professores e profissionais da Educação, Saúde e Público em geral, sobre a importância do diagnóstico precoce.

O término da Campanha está previsto para novembro de 2010, com uma minicaminhada no Parque Centenário, premiação do Concurso de Desenho Infantil, cuja programação será oportunamente divulgada.

Este projeto é mais uma realização do CECAN – Centro de Apoio e Convivência ao Paciente com Câncer, que a partir da concepção contou de imediato com os apoios do IPC – Instituto Paulista de Cancerologia, unidades de São Paulo, Mogi das Cruzes e São José dos Campos, Instituto Maurício de Sousa, Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE e o conhecido artista plástico Paulo Seccomandi, que produziu o logo oficial da Campanha.