Cecan promove palestra sobre Cuidados Paliativos em Pediatria

O Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan) realiza na quarta-feira, dia 27, às 18 horas, a palestra “Cuidados Paliativos em Pediatria”, com o supervisor clínico da entidade, o psicólogo René Padovani Junior. O evento gratuito é destinado para profissionais de saúde e público geral. Os interessados devem fazer a inscrição pelo e-mail equipetecnica@cecan.org.br.

Cuidados paliativos são os procedimentos adotados para minimizar a dor e oferecer conforto aos pacientes em casos terminais. Para o especialista, ainda existem muitas barreiras em torno do tema. “São cuidados direcionados para pessoas com doenças crônicas graves sem a possibilidade de cura. Esse trabalho nasceu, primordialmente, para atender aos pacientes com câncer em estágio avançado. Depois, ele foi estendido para todas as pessoas com doenças que causam dor intensa, além de sintomas físicos e sofrimento emocional”, esclareceu.

O psicólogo ressaltou que esse ainda é um ramo novo da saúde e pouco difundido. “Por se tratar de crianças, trabalhar a terminalidade ainda é um tabu. Isso causa sofrimento tanto para os pacientes quanto para os pais. Durante a palestra, serão abordados os princípios e fundamentos dos cuidados paliativos, além de pontuar as diferenças entre o atendimento adulto e infantil. Trataremos das aplicações dos métodos, da equipe envolvida, bem como mitos dos cuidados em pediatria e noções de dor em crianças”, ressaltou.

A palestra, que terá duração de 1h15, integra o projeto Cecan ConVida, que ocorre a cada dois meses, com palestras sobre cuidado humanizado. O centro funciona na avenida Braz de Pina, 26, Vila Vitória, em Mogi da Cruzes. Para outras informações entre em contato pelo telefone 4794-7003.