Cecan comemora 16 anos de atendimento

No 1º semestre, entidade realizou 2.926 atendimentos gratuitos à pacientes com câncer

O Cecan (Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer) completa 16 anos de funcionamento neste mês. Para comemorar mais um ano de assistência humanizada à pacientes com câncer, a unidade realiza uma festa de aniversário na próxima sexta-feira (17), às 14h. no primeiro semestre deste ano, foram realizados 2.926 atendimentos.

A abertura será feita pelo presidente do Cecan, padre Antônio Robson Gonçalves. Em seguida, será feita uma apresentação do balanço de atendimentos feitos pela unidade, além de vídeos com depoimentos de pacientes e colaboradores.

Melissa Castro é uma das mulheres atendidas na unidade. Ela enfrentou um carcinoma ductal invasivo, o tipo mais comum de câncer de mama. Passou por três cirurgias e na última, descobriu que ainda teria que enfrentar a metástase – processo em que o câncer se espalha para outras regiões do corpo. “Quando eu achei que estava curada, ainda precisava enfrentar 29 radio e quimioterapias. Para encontrar forças, o Cecan foi um divisor de águas na minha vida. Trouxe novas perspectivas, me fez descobrir o artesanato, conhecer pessoas maravilhosas. Cada um com sua história no singular, mas caminhando para o mesmo objetivo, que é a cura”.

O centro de convivência oferece assistência humanizada à pacientes com câncer e familiares de Mogi das Cruzes e região.

Só no ano passado o Cecan realizou gratuitamente 2.990 atendimentos de psicologia e 1.506 em serviço social. A entidade também distribuiu no período 242 kits de complemento alimentar, 28 pacotes de fraldas, 147 lenços, 21 cobertores e nove perucas a pacientes com câncer. Os encontros culturais reuniram ao longo do ano, 476 participantes. O centro de convivência também proporciona atividades para aumentar a qualidade de vida dos pacientes por meio do desenvolvimento da criatividade, aumento da autoestima e possibilidade de inserção profissional com renda extra. Algumas das atividades desenvolvidas são: aplique, artesanato em tecido, bijuteria, crochê, ponto cruz e tricô.

Tudo isso só é possível com a ajuda de doadores e voluntários. Atualmente a entidade oferece atendimento com subvenção da Prefeitura de Mogi das Cruzes, doações de empresas e cidadãos, vendas no brechó e bazar solidário, participação em eventos e promoção de eventos, além das doações do Programa Nota Fiscal Paulista.

Visando o bem estar e com a finalidade de auxiliar a superação deste difícil período e restaurando a integridade dos indivíduos da maneira mais plena possível, a entidade também oferece oficinas terapêuticas de cuidados especiais com sessões de acupuntura, massagens, sessões de reiki, fisioterapia, terapia holística, dança do ventre, yoga, meditação e cabeleireira.